sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OS DESAFIOS DO TOW IN



“SURFAR ONDAS IMPOSSÍVEIS de encarar na remada é o grande chamariz do TOW IN, que, por sua complexidade e características específicas, pode ser considerado uma outra modalidade independente do surf.
   "Quem começa hoje no TOW IN já encontra tudo mastigado pelos anos de evolução de equipamentos e técnicas de surfe e pilotagem".Nas lembranças sobre a evolução do esporte, desde os tempos em que Laird Hamilton e seus amigos eram rebocados com lanchas Zodiac em meados dos anos 90, no HAWAII, até os dias atuais, com modernos jet skis de quatro tempos e pranchas mais leves e manobráveis, ele acrescenta que nada disso garante que o caminho será fácil e livre de percalço.
   Antes mesmo de entrar na água, o aspirante a TOW surf já é confrontado com um surfista que quiser investir na modalidade vai ter que encontrar um parceiro de aventura e juntos desembolsarem na faixa de R$: 30 mil em equipamentos fora os custos de combustível e óleo em cada sessão, que giram na faixa de R$: 180.Quem não tem como guardar o jet em casa pode acrescentar na conta o aluguel de garagem em algum porto ou marinha, além do investimento em treinamento e capacitação. 
   No aspecto físico, o grande desafio começa justamente após o surfista ficar em pé sobrea prancha, pois a puxada da corda durante um longo período circulando pelo outside para buscar a onda ideal exige um grande esforço físico, trabalhando áreas musculares bem distintas do surf convencional. E é neste contexto que o entendimento entre a dupla surfista-piloto se faz tão importante, pois é justamente a qualidade da pilotagem que irá definir o grau de fadiga do surfista e consequentemente o seu tempo de resistência no mar.
   A pilotagem  também é crucial no momento de resgatar a surfista após a onda surfada, posicionado o equipamento com agilidade e segurança para que ele possa agarrar-se ao sled e sair rapidamente da zona de impacto. No fim das contas, todo o esforço e dedicação são recompensados no momento em que o surfista recebe a estilingada do Jet, solta a corda e experimenta a sensação única de entrar na onda em alta velocidade atrás do pico.”
                                                   Revista: Soul Surf, 05/10/2010, pag.: 35

   ENTÃO TOW IN NADA MAIS É DO QUE MALUCOS COM DINHEIROS E LOUCOS POR ONDAS GRANDES AUAHUAHUHUAHAUA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário