segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SER SURFISTA É FICAR:

   
   Sentado na prancha, fico olhando para o fundo: e assim fico, pois essa é a vida que os surfistas gostam, olha para o fundo, olha a linha do horizonte tentando descobrir o que é que o mar trará, o que o mar vai fazer de onde a onda vai vir, como ela vira, que tamanho terá, que forma terá, qual será sua força, onde ela vai quebrar.
   Uma hora ela vem só ter paciência, ou melhor, respeitar o mar.
   Tudo parece calmo, parado, mas é engano: tudo se mexe. O mar é um imenso ser vivo, cada gota do mar tem vida. Surfar é fazer parte do mar e se fundir com ele, brincamos em suas ondas.
   Quem olha de fora , quem não é do ramo acha que nós sentados ali no fundo do mar estamos completamente desligado de tudo, sem nada na cabeça, mas não é verdade. Apesar desse esporte relaxar, o semblante em paz, as costas ao sol, os músculos quentes e frouxos do exercício pesado que acabamos de fazer, estamos computando inúmeras informações - o corpo esta no pause, mas a maquina está ligada.
   Nossas perguntas são: será que estou no lugar exato a onde ela vai quebrar? será que a correnteza me tiro do lugar sem que eu percebesse?
   Viver não é se deixar levar. Viver é se mexer, ter vida própria, ir para onde se acha que deva.
   É melhor dar uma olhada para a praia para ver se não sair do lugar. É melhor dar uma olhada para todos os lados para ver o movimento da ondulação e assim calcular se estou na profundidade certa. Fazendo isso sei se estou no lugar certo que eu desejo.
   Tem gente que não sabe se localizar e em vista disso se posiciona pelos outros, vai pra onde os outros estão. tudo bem, pra esse é melhor assim - não devemos criticar a fraqueza dos outros. Todos já fomos fracos um dia.
   Pego onda onde acho que devo. Se há outra pessoa lá, tudo bem. Se não há melhor ainda, pois a conversa que me interessa é entre o mar e eu. 
   Ter surfado me deu uma lição de vida, a primeira delas é de que não precisamos de muita coisa para viver bem. Na certa é porque dificilmente vivamos alegria mais plena do que num bom dia de surf. E o que precisamos para isso? Em primeiro lugar a saúde; e depois uma prancha. Ah! E a parafina porque sem ela a coisa engrossa pro teu lado.
   Não trocamos nada pelo o surf.
   Em outros esportes você gasta uma grana boa e treinamento como; pular de paraquedas, esqui na neve e veleiro, etc. Mas o surf não; basta uma prancha e o mar, e isso é fantástico, inacreditável e encantador, e isso é surf galera

Um comentário: